Publicado por: brunolinhares | maio 13, 2012

Novas Esperanças para o Parque Arqueológico

 

Algumas iniciativas importantes em curso nos permitem nutrir novas esperanças em relação a efetiva criação do Parque Arqueológico do Sahy.

Em primeiro lugar, por intermédio da Professora Miriam Bondim, o plano municipal de conservação do Patrimônio Histórico de Mangaratiba, define entre suas prioridades a criação do Parque e da Casa de Memória do perído da Escravidão. O autor deste artigo pode apoiar a elaboração deste plano, que basicamente estabelece as bases de viabilização do funcionamento do nosso Parque. A matéria foi apresentada e aprovada pelo IPHAN, fazendo agora do plano de ação para a Costa Vefrde deste orgão federal ligado ao Ministério da Cultura.

Por outro lado, foi criado também o PEC – Parque Estadual Cunhambebe, unidade de conservação integral que abrange um largo território em 4 municípios – Mangaratiba, Itaguaí, Rio Claro e Angra dos Reis. Embora o Parque do Sahy não se situe dentro do PEC e sim na APA – Mangaratiba (Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba), com a mobilização da sociedade e dos orgãos governamentais estaduais para a criação do PEC, algumas ações serão desencadeadas para o desenvolvimento sustentável do local, o que deverá incluir a questão da criação do Parque.

Em último lugar mas não menos importante, temos o Projeto Trem dos Mares, de autoria da Prefeitura Municipal de Mangaratiba. A frente do Projeto está o Secretário Municipal de Turismo de Mangaratiba Francisco Ramalho, que busca viabilizar a criação de uma linha de transporte férreo turístico entre Itacuruçá e o Sahy, com intervenções conjugadas para a conservação das ruínas e o desenvolvimento de ações de turismo sustentável.

A conjugação desses esforços e a mobilização e pressão das comunidades podem acelerar o processo de criação do Parque Arqueológico do Sahy. Você, leitor ou leitora deste blog, pode também ajudar, solicitando às autoridades federais, estaduais ou municipais celeridade no desenvolvimento dessas ações e projetos.

Anúncios

Responses

  1. Parabéns pelo Blog

    • Obrigado, André.

  2. Por que não juntar os 2 projetos num só ?

    http://cfvv.blogspot.com.br/2013/04/reuniao-discute-trem-turistico-de.html

  3. Boa noite!
    Bruno, parabéns pela bela iniciativa e esforço para divulgação e criação do parque arqueológico afim de preservar e resgatar este marco importante da nossa história. Não conhecia essas ruínas muito bem e ao visitar a praia essa semana (10/03/2013) pode ver o quão era interessante e fiquei triste pelo descaso em que se tem com as estruturas de valor histórico e resolvi então pesquisar sobre o contexto histórico das ruínas e me deparei com este site e com uma boa intenção. Apoio totalmente essas ideias que contemplem a valorização não somente do contexto histórico mas também do ambiental que carece de toda uma atenção governamental e da sociedade.

    • Olá, Sharitta,

      Obrigado pelas força. Realmente temos que unir forças para salvar este legado histórico.
      Infelizmente, está demorando muito o projeto que o Município de Mangaratiba chegou a planejar junto com o IPHAN para efetivamente criar um parque e proteger as ruínas.
      Divulgar a necessidade de criar o parque (que existe no papel, mas na pratica não) é o que pedimos. Assim como o blog, que tem a intenção de não deixar de lembrar esssa necessidade.
      Abraços,

      Bruno Linhares


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: