Publicado por: brunolinhares | outubro 16, 2013

E não se avança na demarcação do Parque

Foto_Aerea_praiaPor esta foto aérea, disponível para qualquer através do Google Maps, é possível notar como as áreas contíguas ao Parque Arqueológico do Sahy já estão sendo ocupadas pelos condomínios e outros empreendimentos imobiliários da região.

Espera-se o aumento da frequência da Praia do Sahy e com isto, os riscos para a integridade das ruínas do Sahy, que fazem parte da História do Município e da própria Diáspora Africana no Brasil.

Não se nota qualquer avanço na demarcação e implementação de um projeto de criação do Parque, apesar do planejamento conjunto entre a Prefeitura de Mangaratiba e o IPHAN.

Como poderemos no futuro contar um pouco desta História para as futuras gerações?

É necessário que a sociedade se mobilize para salvá-la.

Anúncios

Responses

  1. Decepção total ao visitar as ruínas semana passada, tudo destruído, despachos, churrascos nos paredões das ruínas, banheiro, queimadas, enfim… todo tipo de depredação. Socorro as ruínas estão se acabando.

    • Lúcia, também fiquei muito triste com o abandono. Mas foi enviada uma boa notícia ao nosso site – a Bruna, profissional de arqueologia, nos diz que o projeto de demarcação e estudo foi finalmente iniciado e que este ano o IPHAN irá aprovar uma verba para o projeto. Vamos esperar, mas cobrando atenção das autoridades.

  2. Muito importante a campanha desenvolvida por esse site. Escrevi hoje no blogue Propostas para uma Mangaratiba melhor um artigo sobre o indevido cultivo de pinus no Sahy e citei as críticas feitas na postagem acima, dando o meu apoio ao que escreveu e às reivindicações. Embora o plantio de pinus seja algo ínfimo perto da preocupante especulação imobiliária, não deixa de ser algo para se pensar.

    • Rodrigo, os eucaliptos no Sahy não são recentes. Datam de muitos anos o seu plantio. Mas concordo com a necessidade de plantio de árvores nativas. A própria administração do Parque Estadual Cunhambebe poderia desenvolver uma ação neste sentido, já que sua futura sede fica no próprio Vale do Sahy. É interessante conversar com eles.

  3. Sou moradora do município, afrodescendente (mãe foi neta de escravos nascida na zona rural da antiga São João Marcos) e apóio a criação desse novo parque arqueológico, muito importante para a preservação da nossa memória histórica.

    • Nubia, temos uma evolucao importante no Parque. Finalmente ha’ um trabalho antropologico de pesquisa no parque. Buscamos agora apoiar esse esforco e lutar para que seja destinado um espaco para a memoria da Diaspora Africana. Seu apoio e ajuda sap muito importantes.

  4. Boa tarde, Bruno!

    Cumprimentando-o por sua luta em defesa do patrimônio histórico de Mangaratiba venho informá-lo que, na sessão de ontem na Câmara Municipal, foi apresentada a Indicação de N.º 191/2015 da autoria do vereador José Maria de Pinho (PSB), a fim de

    “Que o Poder Executivo Municipal coloque um isolamento protetivo nas ruínas da Praia do Sahy.”

    Acrescento também que as informações do seu website foram muito úteis para instruir essa indicação já aprovada pelos vereadores e que segue para comunicação do gabinete do prefeito em exercício Dr. Ruy.

    Um abraço.

    • Prezado Rodrigo,

      Gostaria de parabenizá-lo e ao vereador José Maria de Pinho pela excelente iniciativa. Efetivamente Mangaratiba e sua História merecem ser protegidas. Este é o grande sentido do Parque Arqueológico: que não se perca a memória do triste período da escravidão.

      Agradeço suas palavras sobre nosso blog. É uma singela iniciativa para defender o Parque, que a partir da proteção aprovada pela Câmara Municipal, poderá cumprir um importante papel no Município.

      Irei divulgar no blog a excelente notícia,

      Cordialmente,

      Bruno Linhares


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: